top of page
  • Black Vimeo Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
Linha do Tempo
Works
2018 - 2014
2013 - 2009
2008 - 2003
2002 - 90's
Cidade

2002

Cidade de Deus:
atividades acadêmicas, de educação, cultura e ativismo
(de algumas referências dos anos 90 até 2002)

Este foi um período de readaptação ao Brasil depois de 4 anos vivendo na Europa.

O título "Cidade de Deus" se refere ao fato d'a artista ter-se dedicado neste ano a trabalhos de 'retaguarda', tendo sido assessora do autor do livro que deu origem ao filme "Cidade de Deus", Paulo Lins, na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Junto à Organização Nào-Governamental Cesop (Centro de Estudos Sócio Psico-Analíticos) trabalhou em projetos sociais guiando grupos para reflexòes sobre Cidadania, com aulas de História e Sociologia mediadas por atividades distintas como Cinema. O projeto atendeu comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro e de outras Regiões do Estado, como também presídios de segurança máxima em um período onde não havia acesso à atividades educacionais para a população carcerária. 

Este foi um segundo momento da sua experiência com tais trabalhos, quando ainda nos anos 90, quando cursava Ciências Sociais na UFF (Niterói, RJ), participou de iniciativas isoladas de promover educação para a população carcerária, como também em projetos com Victória Grabois (Associação de Mulheres Brasileiras e atualmente presidente do grupo Tortura Nunca Mais), Criméia e Maria Amélia Almeida Teles (da União de Mulheres de São Paulo) visando esclarecimento, empoderamento e assistência de mulheres em comunidades carentes.

Também nos anos 90 foi bolsista do Cnpq sob orientação de Dulce Chaves Pandolfi do Cpdoc/FGV em projeto de História para revitalização do acervo do Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro, em parceria com o Arquivo Nacional, com o objetivo de ampliar o acesso de documentos importantes dos séculos XVIII e XIX quando a diplomacia discutia trafico de escravos e assentamento dos primeiros imigrantes trazidos nestes períodos.

Dois projetos acadêmicos anteriores a este: "O Estado e o Regime Brasileiro nos períodos 64-84" sob orientação do sociólogo Glaucio Ary Dillon Soares e da cientista política Maria Celina Soares D'Araujo, do Cpdoc-FGV, e "As Eleições de 1990 no Estado do Rio de Janeiro" sob orientação da cientista política Maria Antonieta Parahyba Leopoldi, da UFF, projeto este premiado através de avaliação e apresentação pública no Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.

Londres

2001 a 1998

Londres.....................:
Performances artísticas - em especial musicais - e palestras

Para o artista alemão Gerhard Richter, estilo é uma violência. Há que se pensar que, se o artista segue um único estilo, não por vontade, mas por uma imposição externa à ele, quando apenas lucro e resultados mercadológicos estão em vista, ele está praticando uma violência contra si mesmo e, quiçá, com o público, pois se seguir um estilo não representa algo genuíno de sua experiência, trajetória e expressão sua obra será sempre uma farsa, um simulacro. Porém, se há artistas que realmente querem manter um único estilo por vontade, deve-se dizer que perdemos em diversidade de olhares quando o mercado dificulta a possibilidade de artistas experimentalistas e ecléticos compartilharem seus conteúdos.

Os shows de Elen Nas em Londres marcam uma fase onde a intenção de pesquisa se aliava à necessidade de experimentar no palco arranjos de músicas que procuravam compartilhar suas saudades do Brasil, dos amigos músicos que compartilhavam os mesmos sonhos que era o de fazer acontecer nossas histórias paralelas sem que isto representasse atrelar-se a imposições externas à criação artística e as melhores energias que a música pode nos trazer.

Existem poucos registros disponiveis, desde que neste periodo nao existia smartphones e tampouco era comum as pessoas carregarem cameras de bolso. Em um dos shows em Londres ha registros de Fernando Barbera (inclusive em video a averiguar possivel resgate), e na turne pelas cidades da Escandinavia, onde Elen se apresentou como cantora solo em grandes teatros de concerto e uma grande lona-teatro em Copenhague, precisaria ser averiguado com o empresario alemao da Turne chamada Ritmo Brasil e alguns musicos responsaveis pela direcao musical, afim de ver a possibilidade de se ter registros impressos ou de imagem. Nos folhetos do Jazz Cafe foram utilizadas imagens recentes na epoca, resultantes de um trabalho que artista fez como modelo, em Londres. A imagem do livro do Instituto de Arte Contemporanea (ICA-London) do fotografo Marcelo Oliveira e a impressa no Jornal Evening Standart do fotografo da Ford Models a epoca, Marcelo Magalhaes.

Musica e Performance

1990's

Música e Performance
(dos primeiros registros até 1997 no Rio de Janeiro)

O primeiro folheto de show, xerocado, e de 1990! A partir de 93 com a retomada dos estudos em Musica, na Escola de Musica Villa-Lobos, o envolvimento passa a ser maior, ate que em 96 ganha o Festival Petrobras no Teatro Joao Caetano. Depois de alguns shows no Rio em 97, dirige-se ao velho mundo para novas oportunidades. Fotos de Marcelo Oliveira (divulg.), Leonardo Aversa (JB), Ricardo Fasanello (Veja), Marcelo (Ford).

Mais Imagens de Arquivo:
bottom of page