Art/Research/Concept/\performance/\Visual&Sound Composition/ Interactive Technologies/Song/Poetry/Culture Reloaded
2008
Azul
e outros trabalhos
Neste ano Elen Nas desenvolvia sua atuação na Arte-Performance, atuando em paralelo como DJ, tendo tocado dentro da programação do Festival Euphoria e em participações no Creamfields e outras grandes produções como o Show do "Vive la Féte" no Rio. Recebeu o convite de parceria com o artista plástico José Tannuri. Ela então sugeriu um diálogo do corpo desnudo, vulnerável, com uma estrutura de arame farpado, um material que ambos os artistas já haviam utilizado em outros trabalhos. Neste período Elen Nas estava também produzindo diversas peças de Música Eletrônica, Composição Sonora de Canções, - e de caráter experimenta-l, assim como vídeos, portanto propôs ao artista uma construção multimedia onde o corpo e a voz dialogariam no espaço de concreto (o ateliê de Tannuri) com a escultura de arame farpado, imagens projetadas sobrepostas, enquanto uma trilha sonora composta pela Performer propunha um mergulho do visitante na experiência por completo. Para colaborar com a composição visual projetada Elen Nas sugeriu agregar ao trabalho um terceiro elemento, o artista plástico Thiago Toniatto, que neste período investia em edições e mixagens de Vídeo na atuação como Vernissage de apresentação única no Ateliê-Galeria de Tannuri, sua documentação em vídeo e fotos impressas em grandes tamanhos foi disponibilizada a venda para colecionadores. O trabalho foi reapresentado com experimentações técnicas distintas em 2011, quando a artista propôs utilizar uma câmera com infra-vermelho para observar veias e visceras do corpo projetadas na parede, durante a performance com adição de intervenções sonoras.
Participou também de mostras coletivas tais como o FEBEAPÁ no Teatro Sérgio Porto, Rio de Janeiro com mostras de VideoArte produzidas pela artista nos anos anteriores.
2007
Euro Tour
"Cabeça de Martelo" foi composta na primeira metade da década dos 2000 e produzida pela própria autora na segunda metade dos 2000, tendo recebido, posterioremente contribuições de Bruno Queiroz nos arranjos eletrônicos para ser apresentada pela "DJ Subaquática" no Projeto Sereia Lab.
Em 2007 Elen Nas esteve em Londres, onde trabalhou pesquisa em Performance, visitou estúdios de música, gravou em Ibiza e Barcelona, participou de Oficinas no Hangar com Andrei Smirnov do Centro de Theremin da Rússia e de palestras de apresentação do Projeto Reactable.
Fez apresentações ao vivo em Ibiza, mesclando música eletrônica com intervenções acústicas e experimentais com um Theremin USB.
Tocou em acampamentos, em Berlin realizou performances na Semana de Arte e apresentou em bares uma leva de novas composições que começou a produzir neste período.
Uma investigação sobre o cenário que aprisiona a Música e as Artes à conteúdos comprometidos com planos de controle de midia. O resultado simbólico é alienação contínua e crescente, além de um fomento para uma baixa autoestima da população pela desvalorização dos que criam conteúdos e investem nas artes sem se prender as amarras de mercado, sem pensar no resultado financeiro ou fama. A criação de novas plateias, neste contexto, têm estado comprometida pela total incapacidade da maior parte dos artistas de não somente veicular o que fazem, como também investir para que seja feito dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pelo mercado.
Uma conta que não fecha, quando eventualmente existem focos de resistência em públicos com exigência por tudo que não seja "mais do mesmo".
Este cenário é anterior a entrada das Redes Sociais e outras novidades de midias digitais. Nestes novos cenários o debate se esvaziou embora o problema persista e tenha se "naturalizado" ainda mais. O que "salva" como contraponto, é o maior acesso a conteúdos via internet, por um maior número de pessoas.
2006
Jabá, o Filme
Nas Artes Visuais a artista realizou performances na mostra da Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE, no Baile da Gentil Carioca no Parque Lage, em Evento Especial no Cabaré Kalesa e na Festa da Mostra dp Cinema Livre no Parque Lage.
2005
Cedo Amor
"Cedo Amor" - Video Performance (Elen Nas & Andreas Shoyerer)
Foi apresentado dentro da composicao performatica para o projeto "Zero Hora" produzido pela Cavideo no Teatro Cafe Pequeno do Leblon.
Video & Live Performance presented at Teatro Cafe Pequeno. "Zero Hora" project by Cavi Borges.
Abaixo, a direita, 'still' da Video Performance "Bath with Dead Roses", by Elen Nas, Camera Andreas Shoyerer. Agradecimentos a Bia Lessa.
O filme foi colocado no YouTube em uma tarde de domingo de 2005 e em poucos minutos atingiu centenas de visualizacoes e o video foi bloqueado. Com a agua toda coberta de petalas de rosas, a nudez nao estava completamente explicita, exceto uns poucos segundos em que a artista se ajeita para sentar. No mesmo periodo haviam no youtube videos de performances com nudez explicita e cenas escatologicas, entretanto o video "Bath with dead roses" foi denunciado e retirado.
Ao lado, a esquerda, 'flyer' do show de repertorio eletronico e autoral inedito apresentado no Parque das Ruinas e da Performance na Fosfobox com o DJ Jose Roberto Mahr
Fetus Mermaid
PoeMatrix: Poesia e Performance Sereianestesia com Tavinho Paes, Giovanna Gold, Ricardo Ruiz, Patrícia Carvalho e outros convidados. O evento aconteceu em série na boate Dama de Ferro. Imagens a ser resgatadas com o cinegrafista Marcelo Gibson. Foi lançado um fonograma com Tavinho Paes através da Indie Records.
Este foi um periodo de participacao em coletivas de Arte e Poesia no cenario carioca. Os telefones celulares e videocameras ainda eram analogicos. Existem (ou nao existem mais) muitas imagens de arquivo do CEP 20000 e outras iniciativas independentes com registros destas performances.
2004
A video-arte Fetus Mermaid foi feita em parceria com Nadam Guerra e Andreas Shoyerer. Em breve será disponibilizado o vídeo aqui, mas trechos das imagens desta performance estão no vídeo-clip de 2008 editado pela própria artista (Elen Nas), para uma de suas mixagens DJ com vozes incidentais e uma canção original sua:
Neste ano, a artista também participou com a performance 'Un bel dí vedremo' na coletiva "Posição 2004" ocorrida no Parque Lage, a convite do grupo 'Círculo do Sol'.
2003
Performance Poesia
Performance em Mostra Coletiva no Prédio Anexo ao Consulado Americano no Rio de Janeiro. Foto Paulo Innocêncio.
2003: Período marcado por uma sequência de participações performáticas no Cep 20000 e outros encontros de poesia na cidade, em diversos locais, desde o Teatro Casa Grande até boates como Dama de Ferro.
Material de vídeo a ser resgatado com Cavídeo e outros câmeras.
Estudo de layout para website por Flávia Maroja